Ambição

Há uns dias calhou em conversa com uma amiga minha que não temos feitio para trabalhar. Bem, eu estou absolutamente certa de que o meu lugar não é a batalhar anos a fio pela chefia da empresa onde trabalho. Sonhos, onde andam eles? Já ambicionei tanta coisa que já perdi a conta.



Tenho uma memória muito engraçada de ser mais nova e estar a brincar com a água suja de um tanque da quinta onde morava na altura e eis que chega o senhorio que vem carregado com abóboras nos braços. Senta-se a uma mesa de pedra e com as mãos enrugadas começa a arrancar o recheio e de lá saem as sementes. Ao lado dessas já estão umas mais secas que ele já lá tinha deixado ao sol. Oferece-me umas e pergunta-me "então, hoje és quem?" e eu respondo "hoje sou a Branca de Neve". Ele questiona "quem é essa?" e eu explico-lhe a história dos sete anões ao que ele parece achar graça, mas depois diz-me "mas ontem querias ser uma cantora famosa" e lá tenho eu de lhe contar o meu segredo: "Todos os dias eu sou uma pessoa diferente".
Hoje já sou mais decidida. Ou serei escritora ou serei pintora. Ou as duas ao mesmo tempo, vá. Não quero resignar-me a uma posição desconfortável e acho que não preciso. O mundo já tem mentes mecânicas em demasia e eu quero ser criativa. Mesmo que não seja a mais original, quero ser criativa!
Sinto-me inspirada pelas pessoas que não só pensam fora da caixa como saem dela e começam a trilhar o seu rumo. Não preciso de ir muito longe. Outra amiga minha confessou-me há 2 ou 3 anos atrás que, apesar de gostar muito de Design - o seu curso e profissão no futuro - o seu sonho era ser bailarina. Não de Ballet, mas de dança contemporânea. Eu vi o brilho nos olhos dela. E depois vi o medo. Sabem quando uma pessoa vos conta um segredo e fica à espera que vocês a chamem à razão? Foi mais ou menos essa expressão que ela me fez. Contudo, dei-lhe todo o meu apoio na altura e hoje em dia ela faz parte de um grupo que entra em competições que, se não estou em erro, se dão a nível nacional. Só um aparte: Teresa, se estás a ler isto e eu estiver errada, corrige-me, se fizeres o favor. Obrigada.

A questão é: Ela não chegou ao topo, mas está a trabalhar para isso. E fico cheia de orgulho.

Um desabafo por hoje e motivação para aqueles que dão um pouco de si à realização dos seus sonhos. Vocês são os maiores!

Até Breve! 

6 comentários:

  1. Ler este post foi tão motivador!
    Gostei da parte " todos os dias sou uma pessoa diferente", faz-me lembrar da minha infância, também era assim.
    Eu adoro pessoas fora da caixa. Pessoas que não deixam que os outros os chamem à razão e que não querem saber se são chamados de "irrealistas, lutam pelos seus sonhos venha o que vier.
    " Ela não chegou ao topo, mas está a trabalhar para isso" é uma frase que me descreve.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Cherry. Fico feliz por te ter inspirado e espero que, tal como eu, continues a perseguir os teus sonhos ^^ um grande beijinho!

      Eliminar
  2. gostei muito da história da tua infância, lembro-me de ler uma história sobre uma menina que queria ser tudo e de a tentar imitar. desde miúda que disse que queria ser médica ou enfermeira mas mais porque sim, agora estou naquela fase complicada em que duvidamos de todas as nossas escolhas e nos mantemos na nossa zona de conforto... acho muito bem que queiras ser uma pessoa diferente e não te conformes e também que tenhas dado à tua amiga o apoio de que precisa, às vezes muita gente precisa de uma mãozinha... beijinhos :) https://ratsonthemoon.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Serve para mostrar que todos temos dúvidas, mas devemos manter o nosso sonho na mesa de cabeceira como um livro à espera de ser lido. De vez em quando lá nos lembramos "pois é, é isto que eu quero fazer!" :) Obrigada pelo teu comentário. Beijinhos!

      Eliminar
  3. Adoro que andes a escrever mais, mas também me lembro de um dia, quando andávamos na secundária, em que eu tentei convencer-te a mudar para artes :p But who knows... Talvez um dia publiques um livro escrito e ilustrado por ti :D Quando esse dia chegar espero estar lá para te dar um empurrãozinho se precisares (ou dar-te sushi à boca, porque vais estar bué ocupada a assinar autógrafos xD)

    P.s. a tua amiga bailarina deve ser brutal xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembro-me bastante bem de estarmos no 9º ano e estarmos a preencher um formulário acerca da vertente que vamos seguir a partir do 10º ano e no final a professora revelar as nossas respostas em voz alta. Quando chegou à minha vez a professora disse "Línguas e Humanidades" e ficou toda a gente a olhar para mim e a perguntar "O quê? Mas tu desenhas bem, tens de ir para Artes!" E quando chegou a tua altura ficaram todos "O quê, Teresa? Tu? Artes?". Well... Guess we showed them! HAHA

      Eliminar