David e a Caixa de Sapatos


Lembro-me de ser mais nova e pedir à minha mãe para me ler a história dos três porquinhos. Acredito que a história que me entusiasmava tanto acabou por ter algum efeito na minha personalidade porque hoje em dia admiro muito as pessoas que atingem os seus objectivos com paciência e através do esforço. Hoje celebra-se o Dia Internacional da Mulher - YASS! - e assim sendo parece-me a altura ideal para vos dar a conhecer "David e a Caixa de Sapatos", um conto infantil escrito pela jovem autora Ana Teresa Lonto.

David é um menino que encontra uma caixa enquanto brinca com os amigos. A sua curiosidade leva a melhor e força-o a transportá-la para casa. Mal sabe ele que é a caixa que o vai transportar para um mundo alternativo e cheio de cores onde encontra Rodrigo, um rapazinho de pele escura que se sente alienado das outras crianças.  
"David e a Caixa de Sapatos", é um livro de 36 páginas publicado pela Chiado Editora, escrito por Ana Teresa Lontro e ilustrado por Selma Pimentel que ensina que a amizade não distingue forma, idade, raça, religião ou etnia. A história desdobra-se em 14 páginas escritas e cada uma é complementada por outra página ilustrada e, por isso, a leitura é bastante leve e rápida. 


Após a leitura tive a necessidade de levantar algumas questões à autora e aqui está o resultado dessa entrevista:

Miss DeBlogger: Ana Teresa, a minha pesquisa revelou que tens 21 anos. És muito jovem, mas acabaste de escrever um livro. Sentes-te realizada?

Ana Teresa Lontro: Sem dúvida nenhuma! Este foi um grande sonho tornado realidade e que me trouxe uma grande felicidade.
Mas o importante é arranjar sempre novos objectivos e novos sonhos para correr atrás, de modo a que a nossa vida se mantenha sempre activa e nos motive sempre a continuar.

M: A Chiado Editora já tem um histórico de ajudar autores pouco conhecidos na publicação das suas histórias, mas o que é que te levou a este ponto? Já conhecias o trabalho da Chiado Editora ou foi uma descoberta recente?

AL: Já tinha ouvido falar da editora, mas foi apenas na altura em que terminei de escrever o livro que decidi pesquisar sobre isso e foi a primeira e única editora para a qual mandei o rascunho do livro.

M: Quem lê o teu livro percebe a mensagem simples de aceitação que queres passar. Mas qual é a origem da tua ideia para o mesmo e porque é que o tema da discriminação racial te chamou à atenção entre tantos outros?

AL: Acho que é importante começar desde cedo a falar sobre este tipo de temas.
Durante os meus estágios curriculares estive em contacto com muitas crianças e verifiquei que a discriminação ainda ocorre muito.
Ao escrever sobre este tema queria chamar à atenção e alertar para este tipo de situação.

M: Na página da Chiado Editora está registado que frequentas um curso superior na área da Educação. Sempre te interessaste por esta área?

AL: Quando cheguei ao 12º ano não fazia a mínima ideia daquilo que queria seguir (como acho que acontece com a maior parte das pessoas). Todas as semanas mudava de ideias e quando vi o programa do meu curso actual senti “qualquer coisa” que os outros cursos não me despertavam.
Depois disso comecei a investigar sobre o curso, a falar com pessoas que frequentavam e que tinha frequentado o curso e a escolha foi tomada dessa maneira.

M: Sendo uma autora recém-publicada estás a pensar em prosseguir com a tua escrita ou tens estabelecido que queres terminar o curso e começar a trabalhar na tua área? Pensarás em fazer uma série de livros como este?

AL: Neste momento estou focada em terminar a licenciatura e seguir para mestrado, mas é claro que continuo a escrever, não com a ideia de publicar alguma coisa em breve, mas porque é algo que gosto mesmo muito e me faz sentir bem.
Este é o primeiro livro de alguns que já tenho planeados para crianças.

M: As ilustrações foram criadas por Selma Pimentel e, na minha opinião, adaptam-se muito bem à escrita, com cores vibrantes. A artista também está, por isso, de parabéns. Mas ambas autora e ilustradora trabalharam juntas para este efeito? Houve algum pedido especial da tua parte na altura?

AL: O trabalho da Selma foi sem dúvida uma mais valia para o meu livro, sem ela e sem o trabalho dela este livro não teria metade do brilho e da alegria que tem.
No momento em que terminei de escrever o rascunho do livro pensei de imediato nela. Conheço o trabalho dela há algum tempo e sempre fui uma grande fã. Pedi à Selma que fizesse as ilustrações do livro e ela conseguiu superar vezes e vezes sem conta aquilo que tinha imaginado que seriam as ilustrações deste livro.

M: No geral, estás feliz com o resultado? Se ainda pudesses alterar ou acrescentar alguma coisa à história fá-lo-ias? Se sim, o quê em concreto?

AL: Fiquei muito feliz com o resultado e não mudava nada.
Acho que mesmo que algumas coisas tenham corrido menos bem serviram para eu aprender e para construir algo mais forte trazendo sempre comigo essas aprendizagens.

***

Para quem deseja apresentar o conto às crianças lá de casa, o mesmo está à venda na wook com 10% de desconto! Para além disso, quem encomendar o livro recebe um autógrafo e tem a oportunidade de deixar registada uma dedicatória ao seu gosto. Para encomendar basta visitar a página facebook do livro e enviar mensagem à autora.

Agradeço à Ana Teresa o convite para ler e avaliar o seu livro. Acho que é cada vez mais importante divulgar o trabalho de jovens artistas, escritores e empreendedores portugueses, por isso fiquei contente por se ter lembrado de mim para tal. Ficarei atenta a novas publicações!

A todas as leitoras, um Feliz Dia da Mulher. Até Breve!




24 comentários:

  1. Quero muito mostrar este livro à minha sobrinha! Está agora a começar a ler e acho que este livro me parece ideal, começar a ler coisas que falam de coisas bonitas é sempre bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que é um bom livro para educar as crianças mais novas :)
      Obrigada pelo comentário, Joana :D

      Eliminar
  2. Que delícia. Quero já uma criança para dar este livro! E essa autora? Tão nova e já tão dedicada na escrita e engajada na educação. Que exemplo maravilhoso para um 8 de março! Adorei. E adorei conhecer seu blog, Patrícia. Já seguindo aqui! Beijos. Feliz dia!

    vaiquechove.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! É de louvar que a autora com 21 anos tenha sido tão decidida ao perseguir o seu sonho ^^,

      Obrigada, Renata! Fico mesmo muito contente por teres gostado do blog :D BEIJINHO

      Eliminar
  3. Poxa, que legal saber desse livro! Acho, assim como a autora, que assuntos como aceitação devem ser introduzidos na vida da criança desde cedo e claro que livros infantis têm um grande efeito sobre isso, então parabéns pro trabalho dela (e da ilustradora também!). Adorei a entrevista, parabéns. <3
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Gabs! É muito bom saber que gostaste :D vou visitar o teu blog também ^^, beijinho

      Eliminar
  4. ai opá que giro, é tão bom ver como se começa a criar valores com a literatura desde jovem :) e a entrevista está ótima!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro! As crianças são o futuro por isso os hábitos de leitura são decisivos na formação da personalidade! :)

      Eliminar
  5. Infelizmente ainda existe muita discriminação :( O teu trabalho é muito bonito
    Beijinhos**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, cabe a nós combater a discriminação que ainda existe neste mundo. Obrigada! Beijinhos :D

      Eliminar
  6. Um livro bastante interessante para a minha sobrinha!

    Beijinhos, A Namastê

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca se tem livros a mais, por isso sempre podes aproveitar o desconto de 10% da Wook :)

      Beijinho!

      Eliminar
  7. Parece que o meu sobrinho ganhará um miminho extra!

    Um beijinho,
    piquimads

    https://goasfar-asyoucan.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Pretendo publicar um livro em breve e nem tenho 20 anos, mas um pouco mais sombrio. Envolve psicopatas e muita tortura. Adorei a entrevista! Beijinhos <3

    www.carolinafranco.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também estou no processo de escrever um livro. Mas relativamente ao teu fiquei curiosa por mencionares que é um pouco mais sombrio. Se o publicares estou disponível também para fazer uma review :) Obrigada, Carolina!

      Beijinho ^^,

      Eliminar
  9. Não conhecia, nem o livro nem a autora. Mas achei bastante interessante, tanto o tema como a entrevista 😘

    https://oblogdacamilablog.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada *-*
      A Ana Teresa agradece e eu também ^^, beijinho!

      Eliminar
  10. Acho espetaculares estas iniciativas! Muitos parabéns tanto à autora como à que realizou as ilustrações. O livro parece fantástico! Obrigada pela entrevista, um beijinho!

    https://healthyfoodandme.wordpress.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, tanto a autora como a ilustradora estão de parabéns :D obrigada, Sara! Beijinhos ❤

      Eliminar
  11. Eu na verdade ainda não conhecia este livro mas ao ler a postagem me causou uma vontade de conferi-lo.
    Gostei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale sempre a pena conhecer livros novos :)
      Obrigada, Robson ^^,

      Eliminar
  12. Adorei a entrevista, e pelo que li dela, acredito que seja um bom livro para todas as crianças :)

    beijinhos*

    https://liveloveandlaught4.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio, Carla! Ainda bem que gostaste ^^,
      Beijinho :*

      Eliminar