No Rain, No Flowers - 5 Filmes.

Creio que hoje as nuvens tiraram o dia de folga. Sorte a delas! Se eu olhar para cima posso vê-las a pavonear-se pelo céu da minha cidade como uma presença constante que ameaça voltar à descarga nos próximos dias. Para ser honesta, o dia de hoje não trouxe boas notícias. O trabalho, sempre o trabalho! Por coincidência deparei-me com a frase "No Rain, No Flowers" e  para mim fez tanto sentido como "o que não me mata torna-me mais forte".


Há histórias que ensinam que a perseverança é a chave. Nos dias em que me apetece desistir gosto de revisitá-las em filmes porque me fazem sentir melhor de uma forma quase instantânea. Entre outros tantos que existem, aqui ficam listados 5 exemplos:

Good Will Hunting - O Bom Rebelde


Um filme que mostra que nunca é tarde demais para escolher dar um novo rumo à vida. Matt Damon é Will Hunting, um jovem sobredotado que vive amargurado com a sociedade e que rejeita a possibilidade de dar continuidade aos seus estudos e de obter um diploma porque considera ser desnecessário. Com a ajuda do Doutor Sean Maguire - interpretado por Robin Williams - apercebe-se, no entanto, de que a amargura que sente é consequência do seu passado infeliz que até então o impedia de avançar. 


Erin Brockovich


Baseado numa história verídica, durante o filme conhecemos Erin (Júlia Roberts), uma mãe solteira e desempregada que, confiante nas suas capacidades, começa a trabalhar numa pequena empresa de advocacia. Através do seu trabalho fica a saber que uma empresa local anda a poluir as águas e a encobrir o facto de isso contribuir para o aparecimento de doenças cancerígenas na população. Ela não baixa os braços e vai ao fundo da questão mesmo quando vê ameaçadas e subornadas as pessoas envolvidas no processo. Acima de tudo, um bom exemplo de resiliência e sucesso.

Howl's Moving Castle - O Castelo Andante


Este é um filme animado realizado por Hayao Miyazaki e adaptado do livro com o mesmo título da autora Diana Wynne Jones. O filme dá a conhecer a história de Sophie, uma chapeleira que é transformada numa velha através da magia de uma bruxa tão má quanto poderosa. Acaba por tornar-se empregada de limpeza no Castelo do feiticeiro Howl. O que este filme tem de especial é que na maldição a Sophie encontra a benção de se descobrir a ela própria.

Spirited Away - A viagem de Chihiro


Também realizado e escrito por Hayao Miyazaki, este filme segue Chihiro num ponto de viragem da sua vida, altura em que está prestes a mudar de casa e de escola. Enquanto acompanhamos a viagem de carro que a obriga a aceitar que vai perder o contacto com os amigos, os seus pais decidem seguir por um atalho que os leva até uma "cidade fantasma". Lá eles são separados das qualidades que os tornam humanos e assim são transformados em porcos (à excepção, claro, de Chihiro). Inicia assim a verdadeira viagem à descoberta da força interior à medida que Chihiro avança na sua missão de devolver a forma humana aos pais. Um exemplo de que o amor e a força de vontade movem montanhas.

Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain - O Fabuloso Destino de Amelie Poulain


Em torno da vida simples e despreocupada de Amélie Poulain (Audrey Tautau) o filme desdobra-se em várias histórias. Em concreto, as histórias das pessoas que a rodeiam e que ela teima em auxiliar da forma que achar possível. Começa com a devolução de uma caixa de objectos de infância e termina na descoberta do amor (que assume várias formas) e de um propósito.

Bónus: Harry Potter e a Pedra Filosofal


Porque toda a gente tem uma zona de conforto e a minha é agarrada aos livros de J. K. Rowling enquanto assisto ao primeiro filme da saga. Porque, digam-me, quem é que não iria gostar de receber uma carta para Hogwarts?!

Até Breve! 

14 comentários:

  1. Para mim os filmes do Harry Potter são os melhores de sempre mas aconselho-te a ver "Into the wild", "you're not you" e "pearl harbor" são três dos meus filmes predilectos :)

    Um beijinho,
    piquimads

    http://goasfar-asyoucan.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Already Done It 🤓 Into the Wild é o filme que me dá inspiração criativa - às vezes também me apetece largar tudo e passar a viver do que a natureza me dá, mas não sei se era capaz. Tens bom gosto ^^ Beijinho!

      Eliminar
  2. Já vi todos e adoro todos especialmente os do Hayao Miyazaki, super fã!!

    Beijinhos
    https://titicadeia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Me too! E há dias aproveitei uma promoção da fnac que vende alguns dos filmes dele por 5 euros! ^^, very Nice! Beijinhos

      Eliminar
  3. Eu também adorava receber uma carta de Hogwarts! Deve ser uma sensação incrível! :D
    beijinhos

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Terei de perguntar ao Harry Potter quando o vir passar um dia destes :P
      Beijinhos, Marta!

      Eliminar
  4. Já vi quase todos :)

    Já sigo o blog, beijinho
    http://carolinarodi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Carolina ^^, gostei do teu blog e segui de volta.

      Beijinhos ^^,

      Eliminar
  5. Olá!
    Só conhecia os dois primeiros e os dois últimos! Adoro o Bom Rebelde, vi-o nas aulas de psicologia, e foi sem dúvida um dos melhores filmes que vi lá!

    Beijinhos

    http://a-lilianaraquel.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi ^^, Recomendo os filmes realizados por Hayao Miyazaki (propriedade de Studio Ghibli) porque apesar de serem animados não são nada infantis. São muito interessantes, na verdade :)

      Beijinhos, Liliana!

      Eliminar
  6. Não conheço nenhum. E Harry Potter não vou à bola, mas é que não vou mesmo!

    Beijinhos, A Namastê

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiveres interesse nunca é tarde demais conhecer :) Beijinhos

      Eliminar
  7. Não vi o Castelo Andante nem o do Harry Potter. Dos outros gostei muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Castelo Andante é muito giro ^^, Quanto a Harry Potter eu sempre fui fã, por isso não consigo ser imparcial :P

      Obrigada pelo comentário!

      Eliminar