Livros para os dias de chuva!

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades! Em dias de chuva deixo o livro de trezentas ou quinhentas páginas na mesinha de cabeceira para ler mais tarde. Uma leitura breve é a minha escolha ideal para dias de chuva, por isso, deixem-me espreitar o que tenho para aqui na minha estante...

A Metamorfose, Franz Kafka
Editora: Leya - 96 Páginas.

Esta é a história de Gregor Samsa que, certo dia, acorda metamorfoseado num insecto semelhante a uma barata gigante. A parte ligeiramente cómica é que as suas preocupações iniciais nem são tanto relativas ao seu aspecto quanto são relativas ao posto de trabalho que ocupa para sustentar a família. Porque estando transformado num insecto qual é mesmo a sua utilidade ou importância senão aquela que atribuímos a uma barata comum?

A minha opinião: Aquilo que mais gosto na escrita surrealista de Franz Kafka é que tão depressa a categorizamos absurda como nos identificamos com ela.  

Os Portugueses, Fernando Pessoa
Editora: Alma Azul - 48 Páginas.

Este pequeno livro é uma colectânea de pequenos textos escritos por Fernando Pessoa que, no conjunto, criticam a mentalidade do povo português da altura e defendem a liberdade de expressão. Nele está incluído as publicações "António Botto e o Ideal Estético em Portugal" e "Um Aviso por causa da Moral" como resposta à censura das obras "Canções" de António Botto e "Sodoma Divinizada" de Raúl Leal.

A minha opinião: Um excelente conjunto de textos para ser ter à mão e na ponta da língua perante qualquer barbaridade que se diga num atentado ao livre arbítrio e à liberdade criativa e de expressão!

Histórias da Terra e do Mar, Sophia de Mello Breyner Andresen
Editora: Figueirinhas - 134 Páginas.

Este é o livro mais extenso da lista, mas tendo em conta que é composto por cinco histórias, o leitor pode facilmente ler uma num dia e outra noutro. Histórias intemporais cujo objectivo é fazer o leitor sentir. Sim, porque enquanto seguimos as histórias de Lúcia, de Joana e de Hans e, ainda, as descrições de uma casa à beira mar e de uma vila estagnada no tempo e no espaço, o sentimento está muito presente.

A minha opinião: Sophia de Mello Breyner é das autoras que mais destaque tem na literatura portuguesa Porém, ouve-se menosprezar a sua escrita porque os seus textos são estudados na escola, como por exemplo "A História da Gata Borralheira". Ou seja, cria-se a ideia errada de que são histórias para crianças. Mas o que deve ficar estabelecido é que, na maioria, as crianças não entendem, em absoluto, os temas que aqui são desenvolvidos. Simplesmente ficam a pairar na fantasia e ignoram tudo o resto. Ignoram a mulher desesperada, o sentimento de pânico e a falsa tranquilidade numa frase como "Quando eu morrer mandem construir um navio em cima da minha sepultura". Leitura perfeita para manhãs de sol e tardes de chuva!

The Melancholy Death of Oyster Boy & Other Stories, Tim Burton
Editora: Faber & Faber - 128 Páginas.



Um livro constituído, também, por vários textos. Desta vez são poemas escritos e ilustrados por Tim Burton, o famoso realizador do filme "Eduardo Mãos de Tesoura" e "Noiva Cadáver" que é conhecido por introduzir no seu trabalho a preferência pelo estilo gótico. Traduzindo para português, aqui conhecemos a Morte Melancólica do Rapaz Ostra e Outras Histórias. É um livro pautado pela ironia e pelo macabro e, uma vez que as histórias são curtas, torna-se muito fácil de ler.

A minha opinião: Se há coisa que me faz sorrir é a leveza com que o autor Tim Burton aborda histórias que podem ser vistas como arrepiantes e as torna banais com uma "pitada" de humor negro. Aconselho a ler em Inglês para evitar piadas perdidas na tradução.
Bónus!

Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll
Editora: Editorial Presença - 148 Páginas.

E já que falamos em Tim Burton, porque não começar a ler Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll? Um livro para crianças com idades compreendidas entre os oito e os oitenta anos que nos transporta para um mundo de fantasia com personagens de personalidades variadas, desde o Chapeleiro Louco à Rainha de Copas egoísta e egocêntrica entre outras personagens estúpidas, parvas e absolutamente fascinantes!

Aventuras de Alice no País das Maravilhas - www.wook.pt
Até Breve!

33 comentários:

  1. Obrigada pelas sugestões, vou guardar este post para quando tiver tempo para ler :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelas sugestões.
    http://blogchadascinco.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada, Diana! Espero que gostes tal como eu gostei do teu blog! :)

      Eliminar
  3. Adorei as sugestões, ainda por mais eu como adoro ler, e ultimamente não faço ideia o que ler, já me ajudaste !

    Beijinhos :)

    https://liveloveandlaught4.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Apesar de não ter/ arranjar tempo para a leitura, gostei das sugestões e vou recomendar a uma amiga que quer livros para ler :)

    XoXo
    - Helena Primeira
    - Helena Primeira Youtube
    - Primeira Panos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, minha querida! Fico contente por ver as minhas escolhas recomendadas :D

      Beijinho ^^,

      Eliminar
  5. Obrigada pelas sugestões! Eu não tenho nenhuma lista de "livros para". E o chá sabe tão bem com este frio!

    www.photographandread.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro chá! Bem, esta é a minha lista de leitura levezinha e rápida. Espero que seja útil ^^,

      Eliminar
  6. Boas sugestões 😊
    Já li o da Sophia de Mello Breyner e gostei muito.
    Alice no país das maravilhas é maravilhoso.
    Bjinhos grandes

    Blog: Framboesa com Chocolate

    ResponderEliminar
  7. Tens gostos literários pouco comuns para a tua idade. Gostei da lista e posso dizê-lo porque, à excepção do último, já li todos. Que delícia estar em casa num dia de chuva, bem quentinhos, com uma chávena de chá e um bom livro.
    Abraço
    Ruthia

    obercodomundo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Gosto dos clássicos, mas também gosto de livros para jovens adultos! Na realidade, a idade é só um número ^^,
    Ainda bem que gostaste da lista, Ruthia!
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  9. Os livros são uma das minhas melhores companhias. A Eles deve parte do que sou hoje. Obrigada pelas sugestões. Bj meu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente! Obrigada pelo comentário :) beijinho

      Eliminar
  10. Adorei a ideia de lista!
    Fiquei curioso para ler o do Tim Burton.
    Alice no País das Maravilhas ♥
    Abraços
    Blog do Ben Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O do Tim Burton é muito engraçado, de facto! Recomendo ^^,

      Eliminar
  11. Obrigada por seguires o blog :) segui de volta porque achei o teu muito bonito e interessante também :) beijinho

    ResponderEliminar
  12. não conhecia nenhuns mas pareceram-me interessantes :) neste momento ando a ler o harry potter e a ordem da fénix, com 700 páginas xD
    beijinhos :) https://ratsonthemoon.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continua a ler! Eu já os li todos, mas na minha mente eu nunca deixo de os ler. De vez em quando vou buscar um e começo a ler só porque sim. Gostei do teu blog e comecei a seguir :) beijinhos

      Eliminar
  13. Adorei este post! Adoro ler e tens toda a razão! Às vezes apetece ler uma história mais curta :) Obrigada pela partilha!

    Um beijinho*

    https://healthyfoodandme.wordpress.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim! Uma leitura breve para clarear as ideias ^^,

      Beijinho!

      Eliminar
  14. Ótimas sugestões, muito obrigado pela partilha! :) eu gosto imenso de ler e é sempre bom encontrar posts com recomendações e pequenos resumos sobre cada história :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Filipa! Fico contente por teres gostado dos resumos ^^,

      Eliminar
  15. Desde que acabei a faculdade em Novembro que tenho feito uma pausa na leitura (fazer uma tese tem destas coisas) mas agora quando o tempo melhorar quero arranjar outro livro para ler e estas são boas sugestões :)

    Yellow Rain

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Catarina! Estas são, de facto, sugestões para quem anda ocupado, sem tempo ou vontade para ler algo mais extenso. Believe me, eu sei como é ^^, boa sorte com a tese!

      Eliminar
  16. Belas sugestões. Li o "Metamorfose" no final do ano passado. Achei um pouco estranho, confesso, mas não deixo de lá encontrar algumas lições. E claro "Alice no País das maravilhas", um clássico da nossa infância e dos contos de fadas e fantasia.

    https://andreiamoita.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos livros de Kafka vais sempre encontrar lições no meio do absurdo e surrealismo que compõem a sua escrita. Experimenta ler "O Processo" também do mesmo autor :)

      Obrigada pelo comentário, Andreia :D

      Eliminar
  17. Acho que já disse isto mil vezes mas metamorfose é maravilhoso! Os restantes vou guardar para os "meus" dias de chuva 😛

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já falámos sobre Metamorfose e O Processo. É daqueles livros que... Sabes... Tens de ler! Mas sim, deves ter em conta as minhas sugestões ❤

      Eliminar
  18. Isso pode te parecer estranho, mas quando os dias vão esfriando, ou ficando chuvosos, eu gosto de ler coisas mais densas. Não sei o motivo, mas sou assim.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É curioso, mas não me surpreende! Vai sempre haver pessoas com perspectivas diferentes e é isso que nos torna únicos ^^, beijinho!

      Eliminar