Feliz Ano Novo Chinês! 恭喜发财


Reza a lenda que o senhor dos céus, o Imperador de Jade, convocou doze animais para uma reunião. Diz-se que os primeiros a chegar seriam os melhor recompensados com posições superiores, mas antes teriam de atravessar um rio.
A respeito do cão há duas versões a considerar: A primeira é a de que o macaco, o galo e o cão tinham ficado para trás a ajudar um deus a derrotar espíritos malignos noutro país. A segunda é a de que o cão, apesar de ser um bom nadador, quis brincar um pouco na água e chegou mais tarde, ocupando a décima primeira posição, e tentou explicar as suas acções ao defender que necessitava de um banho refrescante.

Procrastination much? You think?

chinesenewyear2018.com
Hoje celebra-se o novo ano chinês e, sim, é o ano do cão! Para os crentes, visto como leal e amigo, o cão é também associado ao princípio Yang, a origem da criação, o lado luminoso da dualidade de tudo o que existe no Universo. No entanto, existem cinco elementos diferentes que "podem" influenciar a personalidade da pessoa dependendo do ano em que nasceu.

Metal - Anos 1910 e 1970 - Tradicionais e atraentes. Alta auto-estima e dispensam ajudas enquanto preferem ajudar os outros (por vezes causando problemas para eles próprios. Ambicionam a liderança e o sucesso.

Água - Anos 1922 e 1982 - Gostam de fazer planos minuciosos. Focam-se em construir boas fundações para os seus futuros. Quando enfrentam dificuldades podem tornar-se muito pessimistas. Trabalham arduamente, mas deveriam criar mais objectivos para atingir o pleno potencial.

Madeira - Anos 1934 e 1994 - De confiança e bem educados. Se lhes é oferecida ajuda eles retribuem com simpatia. Têm tendência para se guiarem pelos seus valores e ética. Outros podem achar difícil de entender. Gostam de manter empregos que tenham como requisito a paciência e lutarão até terem atingido os seus objectivos.



Fogo - Anos 1946 e 2006 - Sonhadores. Geralmente tratam-se de sonhos pequenos e fáceis de alcançar, o que os motiva a continuar. Se os amigos estão em sarilhos, tornam-se conselheiros, mas tentam não forçar a sua ajuda. Cada passo que dão é pensado antecipadamente com cuidado e atenção.

Terra - Anos 1958 e 2018 - Teimosos e nunca desistentes. Não são muito de se conectar com o mundo e com a sociedade. Embora teimosos, eles respeitam opiniões diferentes. Acreditam no trabalho árduo como meio para atingir fins.

Mas aqui está a rasteira:

Aparentemente, na cultura chinesa, o ano que assinala o Zodíaco de alguém é designado como 本命年 (ben ming nian). Infelizmente para o cão, é tradicionalmente o ano mais desafortunado do ciclo com problemas e perigos à espreita. Normalmente podem ocorrer algumas dificuldades no trabalho e a situação financeira pode abater um pouco. Também pode ser o ano em que o cão enfrenta mais dificuldades em comunicar com o seu parceiro, por isso, para prevenir essas situações, deve manter-se discreto e lembrar-se de pensar antes de agir.

Eu nasci no ano do cão, mas estou confiante de que vai correr tudo bem. Feliz ano novo chinês and may the odds be ever in your favor!

Até Breve! 

8 comentários:

  1. oh pah confesso que anos chineses me baralham toda ahahah

    comecei a seguir

    beijinho

    Mimi in the Mirror

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,Mimi! O calendário chinês é baseado num ciclo de 12 anos e cada ano é associado a um animal. O cão é o que fica em 11° lugar 😀 beijinhos e obrigada por me seguires! Segui de volta! Beijinhos!

      Eliminar
  2. Já sabia que era o ano do cão!! Um dos melhores animais do mundo!! Eu sei que nasci no ano do coelho, penso eu!! Gostei imenso de conhecer mais sobre os anos chineses!! E gostei muito de conhecer o teu blog!! Nova seguidora!! :)

    Blog: https://bolacha-mariaa.blogspot.pt/
    Projeto: http://ajudaoplanetaesalvaomundo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, Mariana!
    Também já estou a seguir-te a ti e ao teu projecto que me pareceu muito interessante :) beijinhos <3

    ResponderEliminar
  4. Bom blog para seguir! Os signos chineses sao talvez um dos topicos que mais interesse me despertam!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Tomás! É bom saber que o nosso trabalho é apreciado ^^, se tiveres interesse no entretenimento das culturas asiáticas aproveita para ler a minha nova publicação sobre Manga, Anime e Drama!
      http://missdeblogger.blogspot.pt/2018/02/manga-nao-e-uma-fruta.html ;)

      Eliminar
  5. Ahah se for a segunda versão da história, talvez explique porque é que eu sou tão procrastinadora!
    Por acaso sempre me senti fascinada com a astrologia chinesa e acho que quase toda a gente já teve em sua posse um daqueles calendários chineses em que lá estavam todos os animais e respectivos anos. Só mais uma curiosidade, supostamente as pessoas com quem nos damos melhor são as pessoas que nasceram na tríade do nosso signo, ou seja, no caso do cão essas pessoas dão-se melhor com pessoas nascidas nos anos do tigre e do cavalo. Obrigada por mais um post fantástico!

    ResponderEliminar
  6. Sim, se bem que eu dou-me lindamente contigo e somos as duas do ano do Cao. Mas se fosse seguir à letra tudo o que está escrito... Adeus livre arbítrio!

    ResponderEliminar