Jar of Books - O Enigma da Esfinge


Há alguns anos a Editorial Presença chegou-se à frente com um passatempo no Facebook. Os felizardos que cumprissem os requisitos propostos receberiam até três livros grátis! É claro que eu participei no desafio e tive a sorte de receber em casa uma cópia de "Stoneheart - O Enigma da Esfinge", por Charlie Fletcher.

A alegria de receber três livros em casa foi imensa! Foi a minha primeira encomenda online e saiu-me a sorte grande porque não tive de pagar qualquer valor por qualquer um deles! Ka-ching! Na altura, no entanto, a leitura do primeiro volume da série Stoneheart foi posta de lado porque estava mais entusiasmada com os outros dois rifados. QUE GRANDE ERRO!



O Enigma da Esfinge é um livro para entusiastas do oculto, pois toda a sua história gira em torno do facto de George Chapman, um rapaz de doze anos, abrir sem querer uma porta para uma Outra Londres, esta dominada por estátuas e gárgulas frias, furiosas e famintas. Porque o protagonista tem doze anos, aconselha-se a leitura do livro a jovens da mesma idade. Não quer dizer, contudo, que um indivíduo de 24 anos não desfrute da história.

Não posso falar da escrita de Charlie Fletcher em si, pois não tive a oportunidade de ler a obra na sua língua original, mas a tradução pela Editorial Presença foi feita de forma a que o leitor não se aperceba da diferença, com anotações no rodapé sempre que é necessária alguma informação ou explicação adicional.
***

Começando com uma visita ao Museu de História Natural em Londres, a história desenrola-se em dois dias que se estendem em 304 páginas. Por isso, resumindo, quando a visita ao museu termina para George, o mesmo depara-se com o resultado de quebrar a cabeça de uma estátua de dragão. Gárgulas e outras estátuas de aspecto aterrador iniciam uma perseguição a George, uma espécie de caça liderada por um poder antigo. Para ajudá-lo nesta encruzilhada, uma estátua de artilheiro real da Primeira Guerra Mundial e uma rapariga chamada Edie aliam-se a ele. George aprende que as estátuas que correm atrás dele são "taints", mas existem outras, as "spits", que têm um aspecto mais humano e que possivelmente podem ajudá-lo a reparar o mal que fez.

O diálogo entre personagens é feito com recurso a uma linguagem corrente e a narração é igualmente de muito fácil acesso, cativante, adequada a crianças e adolescentes. Porém, embora o cenário criado por Charlie Fletcher seja atraente e prometedor, o autor falhou quando criou personagens muito evasivas que, quando chega a altura de responder a questões pertinentes, propõem grandes desvios, fazendo com que a história se arraste sem grande necessidade. Como consequência, há instantes em que "O Enigma da Esfinge" se torna um pouco aborrecido. Aliás, o ponto que marca o fim do livro pode ser traduzido num grande ponto de interrogação. A obra de Charlie Fletcher é um diamante em bruto que, devido à sua natureza pouco esclarecedora, termina com um grande buraco na narrativa. Tratando-se de uma trilogia, a pergunta que fica por responder é: será este um tema interessante o suficiente para prender um leitor ao próximo volume?

***

O próximo título da série Jar of Books é uma pequena batota, pois o mesmo não está inserido no frasco, mas é um livro que eu quero ler há muito tempo: A rapariga que inventou um sonho de Haruki Murakami.





Até Breve!

15 comentários:

  1. Sempre com um apetite devorador para a leitura! Que boas dicas aqui ficaram!!😊😀

    ResponderEliminar
  2. Confesso que, ultimamente, não tenho lido muito!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. fiquei bastante curiosa com as histórias, pois fazem mesmo o meu gênero! Obrigada pela partilha* beijinho
    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário motivador, Helena ^^, beijinho

      Eliminar
  4. Fiquei muito curiosa com o livro! Que sorte tiveste com o passatempo.

    Beijinhos,
    Yellow Rain

    ResponderEliminar
  5. O teu instagram está super inspirador, a festa de Arraiolos uhm adoraria ir mas a minha mãe faz anos, para o ano vou ver se passo lá que magnifico, viva a cultura!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida! Tenho-me esforçado para tornar o meu Instagram mais apelativo ^^,

      Boas festas, viva a cultura!

      Eliminar
  6. Adorei as dicas :) vou-te adicionar no instagram!

    Beijinhos,
    O meu reino da noite
    facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar
  7. Antes lia imenso, agora com outra rotina o hábito diminuiu mas gostei do teu post :) Já sigo o blog, espero por ti no meu! Beijinhos!

    Sweetie

    ResponderEliminar
  8. Adorei tudo mas especialmente a parte ilustrativa do post. Cada vez a revelar mais talento ^^

    Um beijinho,
    Joana

    panemicbooks.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. O Enigma da Esfinge parece super interessante! Bjs, bom feriado

    ResponderEliminar
  10. por acaso nao conhecia,

    eu acho que eles fizeram esse passatempo durante dois anos seguidos no verão... so tinhamos de pagar portes... eu sei que la em casa ganhamos alguns livros muito porreiros

    beijinho

    Mimi in the Mirror

    ResponderEliminar