The Sun is Up.



Há vários hábitos que as pessoas adoptam na altura de agir contra aquilo que lhes provoca mal estar psicológico. Aliás, no mundo mágico da Internet encontram-se vários truques para afastar a ansiedade desde brincar com elásticos à volta do pulso a tomar banho de cerveja e cheirar verniz das unhas! Para alimentar a minha curiosidade, decidi perguntar aos integrantes da blogosfera portuguesa quais as formas que encontravam para lidar com o mal do inferno ao qual chamamos STRESS.


Quando chega do trabalho, o José Araújo do blog Fiambre Fininho gosta de se "refastelar" no sofá, fechar os olhinhos entre 10 a 15 minutos e quando o alarme toca, sentindo-se mais revigorado, prepara-se para fazer exercício! Na verdade, vários estudos comprovam a actividade física como arma contra a fatiga, ajudando na concentração e na redução de stress. Há quem goste de se exercitar num ambiente mais arejado, em sintonia com a natureza, mas há também quem prefira saltar para uma passadeira num ginásio. O importante é que o José diz que depois de 45 minutos sente-se "como novo", fresquinho como uma alface do LIDL! #NOTSPONSORED

Mas se queimar calorias não é a vossa praia, podem seguir o conselho da Carla Figueiredo do blog Alive and Fashion, porque quando o assunto é stress, ela identifica-se como uma autêntica "bomba relógio". Para se impedir de detonar ela gosta de dar um passeio à beira-mar, respirar o ar salgado e ficar a olhar para o vasto oceano enquanto ouve as ondas a rebentar na areia. Para além disso, o seu vício de escrever acalma-a. Não é para admirar quando o Alive and Fashion já é o seu terceiro blog! 

#ME


Já a Maria Baltazar do blog Blondie By Maria B confidencia-nos que há três ESSENCIAIS que leva consigo para sobreviver à selva do desassossego. 

O primeiro: O Mar. E porque não? Eu gostava de trazer comigo o Castelo de Hogwarts!
O segundo: Um par de ténis para treinar e libertar toxinas!
O terceiro, diz ela, aprendeu há pouco tempo, apesar de ser algo que todos nós fazemos por instinto. O poder de R.E.S.P.I.R.A.R. Porque se o tomamos por garantido, não lhe prestamos a devida atenção e dedicação. Um, dois, três, inspira. Um, dois, três, expira. Que tal?

Se o exercício de respiração não funcionou para vocês, a Joana Nunes do blog Panemic Books tem a resposta! Ela aconselha o refúgio nos livros não apenas por necessidade, mas por prazer como "forma de acalmar o espírito". A Joana explica que "se estiveres focada na história de outra «pessoa», não te focas tanto na tua" e sugere experimentar uma espécie de terapia mindfullness com áudio e exercícios de respiração. Diz que a terapia ajuda a exorcizar os espíritos malignos e a trazer de volta os espíritos benignos!



Na mesma linha dos programas de bem-estar, A Susana e a Catarina do blog Identifica(te) recomendam Yoga para ajudar a libertar o stress do corpo. E para quem já pensava em começar a fazer Yoga, mas não sabia como, o website Do Yoga With Me esclarece quaisquer dúvidas, propõe desafios e até concede acesso gratuito a aulas online! 

Ou então podem fazer como o Pedro Rosário do blog Os Piruças e simplesmente ouvir música. Porque a música é uma janela para o passado, para uma época em que as coisas eram mais simples e melódicas.

Mas é claro que cada um tem a sua maneira de descontrair e quanto a isso não deve haver taboos desde que não represente um perigo para a sua saúde ou para a saúde dos que o rodeiam. Happiness can be found, even in the darkest of times, if one only remembers to turn on the light.

Até Breve!

20 comentários:

  1. São tudo dicas e formas fantásticas de relaxar e aliviar o stress!
    Eu não estou muito perto do mar, mas também é algo que me acalma bastante :)
    Tendo a recorrer mais ao exercício ou a ler para me afastar, mesmo que momentaneamente, dos problemas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro o mar, mas calhou-me a sorte de viver no deserto alentejano (que também não é mau). Obrigada pelo comentário ^^, beijinho!

      Eliminar
  2. Que boas dicas aqui estão, Miss De blogger! Tudo junto, um bocadinho por dia, nem sabemos o bem que nos fazia!! Parabéns pelo tema, extremamente actual e importante!��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, José! Um bem-haja e um enorme obrigada pelo contributo!

      Eliminar
  3. Adorei o post! A ideia de pedir opiniões traz imensa inspiração. Hei-de experimentar :P
    Além disso, nada como obter (mais) dicas úteis sobre como aliviar o stress. Estranhamente, ninguém falou em praticar boxe. Hum... I wonder... :P

    Obrigada pela oportunidade de ter um espacinho dentro do teu cantinho ^^ É sempre um privilégio e uma honra.

    Um grande beijinho, Patrícia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na realidade, o mais próximo de chegarmos a um saco de boxe foi com o Pedro Rosário! Não se deixem enganar pela descrição melódica :P

      Obrigada, Joana, espero a tua participação mais vezes!

      Beijinho ^^,

      Eliminar
  4. Aceitei o convite porque achei o tema actual e interessante mas, agora, depois de ler o resultado final ainda fiquei mais feliz por ter participado! Está muito bem conseguido!
    Parabéns pela iniciativa!

    Beijinho
    Carla*

    ResponderEliminar
  5. O Post ficou super giro! Bloggers juntos sempre, obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não seria possível sem o vosso blog e grupo que juntaram no Facebook ^^, - Bloggers Portugal FTW!

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Adorei especialmente a conclusão... podemos aprender tanto com a senhora JK Rowling... infelizmente não te posso ensinar nada. Stress é aquela coisa que vamos aprendendo a lidar, ganhando mais confiança.

    Beijinhos,
    O meu reino da noite
    facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela é o meu ídolo! Obrigada pela apreciação ^^, beijinho!

      Eliminar
  7. Adoro seu estilo de post, único!

    Se quiser participar, estou sorteando um kit de acessórios lá no blog: http://www.cobaiaamiga.com/2018/08/sorteio-acessorios.html

    ResponderEliminar
  8. Como hoje em dia tudo é muito rápido, instantâneo, qualquer momento de ócio, sentimos como se fosse tempo perdido e isso causa estresse. Escrever, ler, tomar um chá, ouvir música... São as coisas que faço pra tentar me manter calma.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão verdade! Parece que tudo muda a um ritmo frenético que quase nos deixa sem respirar. Um, dois, três, inspira. Um, dois, três, expira ^^,
      Beijinho!

      Eliminar
  9. São todas excelentes dicas, todas elas permitem um pouco o "desacelerar" do ritmo de vida. O stress pode ser apenas isso, essa corrida contra o tempo. Beijinhos, boa semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Ana. Fico feliz por saber que o texto passa a mensagem certa. Beijinhos!

      Eliminar
  10. Cada um tem que encontrar a sua fórmula, não é? Comigo depende. Tanto me ponho a dançar ou só a ouvir música, como vou ao ginásio, como me deito no sofá a dar-me espaço, tempo e a respeitar o facto de apenas estar stressada e espero que passe. É estranho, não tenho uma fórmula, mas várias.

    https://andreiamoita.pt

    ResponderEliminar